
A Mercedes-Benz levou à mais conhecida feira de tecnologia do mundo, a Consumer Eletronic Show (CES) 2024, que decorreu de 9 as 12 de janeiro em Las Vegas, a experiência do utilizador para outro patamar. Por um lado, está a mostrar um Assistente Virtual do MBUX com inteligência artificial.
Na CES 2024, a Mercedes-Benz apresenta uma série de desenvolvimentos que definem a sua visão para a experiência do utilizador hiperpersonalizada do futuro – no automóvel e fora deste. A atração principal é o novo e integrado MBUX Virtual Assistant. Utiliza software avançado e inteligência artificial generativa para criar uma relação ainda mais natural e intuitiva com o veículo, com suporte proativo que facilita a vida. Este desenvolvimento revolucionário leva o assistente de voz “Olá Mercedes” a uma dimensão visual totalmente nova, feita com os gráficos de motor de jogo de alta resolução do Unity. A tecnologia funciona no sistema operativo Mercedes-Benz (MB.OS) desenvolvido internamente pela marca, e será lançada nos veículos da futura plataforma MMA (Mercedes Modular Architecture). O Concept CLA, que assinala a sua estreia na América do Norte na CES 2024.

O MBUX Virtual Assistant é a interface mais humana com um Mercedes-Benz até agora. Combinando os sistemas inteligentes do MBUX numa única entidade, apresenta uma nova cara ao utilizador, com interação natural e empática. Na base do Assistente Virtual MBUX estão quatro “traços de personalidade” – Natural, Preditivo, Pessoal e Empático – combinados para criar um todo completo. Natural é sempre o princípio subjacente, oferecendo interação perfeita que aproveita o melhor das interfaces gráficas e de voz. O cliente pode optar por falar com o assistente utilizando ou não a palavra-chave “Olá Mercedes”. O discurso recorre a modelos de linguagem de machine learning (LLM) para um diálogo natural em resposta a consultas e comandos. O efeito é mais parecido com uma conversa com um amigo. O assistente responde perguntas com base em conhecimentos gerais e também pode fazer perguntas inteligentes para esclarecer intenções e tirar conclusões. Por ser preditivo, o assistente também pode oferecer sugestões e rotinas proativas com base no contexto situacional, no comportamento aprendido e no uso de IA generativa. Ao mesmo tempo, uma voz neural mais emocional, que pode expressar diferentes estilos de fala, gera uma sensação de empatia. E para garantir que é sempre um assistente muito pessoal, o condutor pode adaptá-lo às suas preferências específicas através de uma gama de opções num hub central.
E se a música reagisse à condução?
A Mercedes-AMG anunciou na CES 2024 o lançamento do MBUX SOUND DRIVE, numa parceria com o artista will.i.am. A tecnologia utiliza software que permite que a música reaja à forma como o automóvel é conduzido. Isto transforma o automóvel num instrumento musical virtual. Utilizando um conjunto de sensores e software, o MBUX SOUND DRIVE interpreta as diversas dinâmicas de condução – tais como recuperação, aceleração, direção e travagem– e converte-as em expressões musicais, permitindo ao condutor “compor” em tempo real.

A criação do MBUX SOUND DRIVE é mais um passo numa longa e bem-sucedida parceria entre a Mercedes‑AMG e o premiado rapper will.i.am. A tecnologia liga o hardware do automóvel ao software de música através de “sinais no carro” precisos que permitem que a música reaja às características de condução em tempo real. Esses parâmetros pré-determinados vão desde aceleração e travagem até recuperação de energia e ângulo de direção. A tecnologia também é capaz de sincronizar com outros “sinais” do carro. Um exemplo poderiam ser os sensores de chuva no pára-brisas, que fornecem ritmos calmantes durante condições climatéricas adversas para reduzir o stress e aumentar a concentração.

O lançamento do MBUX SOUND DRIVE começa em meados de 2024 e estará disponível em modelos Mercedes-AMG e Mercedes-Benz equipados com o sistema MBUX de segunda geração. Os clientes atuais da marca podem aceder à atualização de software MBUX através de uma atualização OTA (over-the-air), utilizando o assistente de atualização no ecrã do MBUX ou na app Mercedes me, após receberem uma notificação de que está disponível na sua região.